José Cossa, Ph.D., é um acadêmico moçambicano e professor na Penn State University, com foco em educação comparada e justiça global. É autor do livro Power, Politics, and Higher Education e recebeu o Joyce Cain Award por sua pesquisa sobre África. Cofundou a AI4Afrika e foi jurado da Fundação MacArthur. Atua também como poeta, blogueiro e podcaster. Desenvolve a teoria Cosmo-uBuntu, crítica à modernidade e voltada à justiça.
Dom Luiz Fernando Lisboa é arcebispo de Cachoeiro de Itapemirim e foi missionário em Moçambique por quase 20 anos. Atuou como bispo de Pemba durante o conflito em Cabo Delgado, sendo voz ativa pelos direitos humanos. Recebeu do Papa Francisco o título de arcebispo ad personam. É autor do livro Memórias Missionárias em Cabo Delgado.
Prof. Dr. Otair Fernandes de Oliveira é docente da UFRRJ e pesquisador nas áreas de educação étnico-racial e patrimônio afro-brasileiro. Coordena o LEAFRO e o grupo GEPICAfro (CNPq). É doutor em Ciências Sociais pela UERJ e atua no PPG em Patrimônio, Cultura e Sociedade. Seu trabalho destaca políticas afirmativas e a valorização de saberes afro-brasileiros.
Drª Eliane Maura Littig Milhomem
Drª Luciane Martins de Oliveira é professora Doutora Titular do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Ensino Superior de Linhares (FACELI) e Pedagoga da Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo (SEDU).
Liliane Caniçali é Pedagoga com experiência em Educação Especial/Inclusiva. Pesquisadora em Neuropsicopedagogia, Educação Parental e Antibullying.
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Kevin Lindsay, EUA, é advogado e defensor respeitado, com ampla experiência em políticas públicas e educação, assumiu a função de CEO do Minnesota Humanities Center (MHC) em junho de 2019, após atuar como Comissário do Departamento de Direitos Humanos de Minnesota. Foi homenageado com o Prêmio Civitas da Faculdade de Artes Liberais da Universidade de Minnesota, além de receber o Prêmio Iowa Law Review Distinguished Alumni e o Prêmio AARP Minnesota/Pollen. Reconhecido como agente de transformação, sua carreira tem se dedicado a utilizar o poder das histórias pessoais, buscar soluções para desafios complexos e fortalecer a democracia. Em 2021, foi eleito para o Conselho da Federação.
Abraão Nicodemos Chanhino Ndjungu é Coordenador pedagógico pela Secretaria Municipal de Educação de Vila Velha Vínculo: Servidor Público.
Gerência de Educação Antirracista, do Campo, Indígena e Quilombola
Ana Paula Lima é advogada formada pela Universidade Gama Filho, pós-graduada em Direito Público e Tributário, e possui especialização pela Fundação Dom Cabral. Atua como Gerente Jurídica e Financeira no MOVER e é conselheira no Programa de Ações Afirmativas do CNJ/FGV. Foi auditora na KPMG e coordenou áreas jurídicas e financeiras em instituições como Instituto Coca-Cola Brasil e COMLURB. É Fellow da “The League of Intrapreneurs” e membro da iniciativa Black Sisters in Law.
Prof. Dr. Luiz Rufino é pedagogo, doutor em Educação pela UERJ e pós-doutor em Relações Étnico-Raciais. Atua na UERJ e no Programa de Pós em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias. Pesquisa pedagogias decoloniais e práticas educativas afro-brasileiras. É autor de obras como Pedagogia das Encruzilhadas.
Dr. Hédio Silva Jr. é advogado com mestrado e doutorado em Direito pela PUC-SP, especialista em direitos humanos e religiões afro-brasileiras. Foi Secretário de Justiça de São Paulo e coordenador da Comissão de Liberdade Religiosa da OAB-SP. Atua há mais de 20 anos em casos de racismo e intolerância religiosa. É autor de livros e artigos sobre igualdade racial e patrimônio cultural.
Monyque Assis Suzano é educadora, linguista e tradutora do Espírito Santo, doutoranda na University of Minnesota. Pesquisa a cultura Slam como forma de resistência e expressão de comunidades marginalizadas. Participou da expansão do movimento Slam no Brasil, especialmente no Espírito Santo. Destaca o Slam como espaço de transmissão de saberes afro-diaspóricos e indígenas.
Prof. Dr. Peterson Elizandro Gandolfi é docente da UFU e pesquisador em gestão pública e economia solidária. Doutor em Administração pela FGV, com pós-doutorado na Universidade de Coimbra. Coordena o CIEPS e atua no NEAB/UFU com foco em políticas públicas e justiça social. Pesquisa também o uso de IA e linguagem natural na gestão organizacional.
Ana Paula Perciano é uma ativista, jurista e feminista brasileira, natural de Vitória, Espírito Santo. Identifica-se como socialista, defensora dos direitos humanos e ativista pelos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtorno Bipolar (TB).
Drª Elen Nas é filósofa e pesquisadora brasileira com doutorado em Bioética pela UFRJ. Atua como pós-doutoranda na USP, focando em ética aplicada, epistemologia e estética. Pesquisa inteligência artificial, biopolítica e tecnologia decolonial. Também desenvolve projetos artísticos que unem ciência e criatividade.
Prof. Dr. Margarete Sacht Góes é docente da UFES, com doutorado em Educação pela mesma instituição, especializada em arte e infância. Coordena o GEPAEI – Grupo de Estudos e Pesquisa em Arte na Educação Infantil, atuando como curadora educativa da Galeria Espaço Universitário/UFES. Sua pesquisa investiga processos criativos em educação infantil, como recorte, colagem e arte imersiva nas cidades.
Prof. Dr. Victor Jesus é sociólogo, professor da UFES e coordenador do núcleo URBES/UFES. Pós-doutor em Ciências Sociais, atua em pesquisas sobre racismo ambiental, saúde da população negra e justiça climática. Foi assessor técnico do Ministério da Saúde nessas áreas. Também desenvolve mentoria para cotistas negras/os e travestis e integra a ABPN.
Prof. Dr. José Eduardo Ferreira Lopes é docente da UFU, com doutorado em Administração pela USP. Atua nas áreas de estatística, sistemas de informação, big data e gestão pública. Coordena projetos sobre maturidade analítica e custos na agricultura familiar. Possui formação também em Ciência da Computação e MBA em Marketing.
Prof.ª Aisha Tuanny Sant’Anna Jureswski é docente da UFES e pesquisadora em relações étnico‑raciais na educação, tendo defendido sua dissertação em dezembro de 2024 sobre "Afrofuturismo e educação das relações étnico‑raciais em língua inglesa" no PPGMPE/UFES. Seu trabalho articula ancestralidade e construção de futuros educativos a partir de perspectivas críticas.
Frederico Luiz Rigoni e Silva é administrador público da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), atuando na Secretaria de Relações Internacionais, na Divisão de Mobilidade para a Ufes. Possui mestrado profissional em Gestão Pública (UFES, 2018), com estudo sobre a vivência de estudantes do Programa Estudantes‐Convênio de Graduação (PEC‑G). Tem formação complementar em análise de risco, lógica, sociologia e cursos de capacitação técnica. Atua como servidor administrativo com foco em mobilidade internacional acadêmica.
O Prof. Dr. Fabiano Costa Leite é doutor em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco e mestre pela Faculdade Unida de Vitória. Atua como docente e pesquisador, com foco na análise do discurso religioso da Umbanda, pluralismo religioso, ética e religião, sociedade e religião, e religiões afro-brasileiras. É membro do CONERES (Conselho Estadual do Ensino Religioso do Espírito Santo) e integra a executiva do Fórum Capixaba pela Diversidade Religiosa. Além disso, participa do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/UFES) e desenvolve atividades de formação docente e pesquisa na área de relações étnico-raciais e educação religiosa.
Professora Tamyres Batista Costa é graduanda em Ciências Sociais pela UFES, com atuação em projetos de extensão voltados à valorização das culturas afro-brasileiras e indígenas. Foi extensionista voluntária no Cineclube Aldeia, coordenado pela Profª Nicole Soares Pinto, e integrou o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFES. Participou também do Programa de Extensão Afro-diáspora, com foco em ações culturais e organização de conteúdos. Atualmente, é professora da Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo.
Patrícia Teixeira Santos é doutora em História pela UFF, é professora da Universidade Federal de São Paulo e integra programas de pós-graduação na UNIFESP e na UFAM. Pesquisa África contemporânea, resistências anticoloniais e religiosidades africanas. Colabora com centros de pesquisa na Europa, Índia e Brasil. Desde 2022, atua como assessora da Pastoral Afro Brasileira da CNBB.
Prof. Dr. Osvaldo Martins de Oliveira é antropólogo e professor na UFES, com mestrado e doutorado em Antropologia Social. Atua em pesquisas sobre identidade, memória, territórios negros e comunidades religiosas afro-brasileiras. É vice-coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/UFES). Orienta trabalhos acadêmicos relacionados à cultura afro-brasileira e educação quilombola.
Dandara Silva Cabral, é aluna da Pós-Graduação em Oceanografia Ambiental na UFES. Desenvolve pesquisas focadas em impactos ambientais e saúde de ecossistemas aquáticos. Seu trabalho contribui para a compreensão da contaminação por metais pesados e rejeitos de mineração na biodiversidade local.
Willian Proeschaldt (Pet Educação)
Prof. Dr. Sérgio Pereira dos Santos é doutorando em Educação na UFES e atua como pesquisador da instituição. Coordena estudos sobre a produção da categoria epistemológica “branquitude” e identidades raciais em contextos de cotas na UFMT e UFES . Sua pesquisa investiga subjetividades raciais e lacunas nas produções acadêmicas sobre relações raciais no Brasil. Está vinculado ao corpo docente da Especialização em Relações Étnico‑Raciais do NEAB/UFES .
A Profª Drª Marluce Leila Simões Lopes é docente na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), atuando no Departamento de Educação, Política e Sociedade (DEPS). Possui doutorado em Educação pela UFES, com orientação da Profª Drª Vânia Carvalho de Araújo. Sua pesquisa concentra-se em temas como relações étnico-raciais, racismo institucional e práticas pedagógicas inclusivas. É coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/UFES).
Prof. Dr. Gustavo Henrique Araújo Forde é professor adjunto da UFES, com licenciatura em Matemática (1999), mestrado (2008) e doutorado em Educação (2016) pela própria instituição. Atua como Diretor de Cidadania e Direitos Humanos e já foi pró-reitor de Políticas Afirmativas e Assistência Estudantil na universidade. É pesquisador do NEAB e do NUCAPHE, com foco em história da educação negra, currículo, racismo institucional e movimento negro. Foi alvo de ataques racistas em 2019, gerando notas oficiais de repúdio da UFES e do NEAB, além de condenação judicial dos autores dos ataques.
Profª Drª Leonor Franco de Araújo é docente da UFES, com doutorado em Educação, e atua no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB), onde ocupa a coordenação. Sua pesquisa examina relações étnico‑raciais, racismo institucional e práticas pedagógicas inclusivas. É coordenadora do NEAB/UFES desde 2016 e participa de grupos de estudo e extensão sobre políticas afirmativas. Leciona disciplinas como História da Cultura Africana e Currículo e Racismo na Educação na graduação e pós-graduação.
Prof.ª Dr.ª Patrícia Gomes Rufino Andrade é professora adjunta do DEPS/UFES, doutora em Educação com foco em diversidade e práticas inclusivas. Coordena o NEAB/UFES e preside a Comissão de Validação de Autodeclaração Étnico‑Racial na UFES. Pesquisa educação quilombola, do campo, pedagogias étnico‑raciais, currículo e territorialidades afro‑brasileiras. Lidera o grupo CNPq "Territórios e Territorialidades Rurais e Urbanas", voltado a mídias e ensino crítico intercultural.
Prof.ª Dr.ª Marileide Gonçalves França é doutora em Educação pela USP e professora na UFES/Alegre, onde coordena o Grupo de Estudos “Educação para as Relações Étnico‑Raciais e Educação Especial” (GEERE). Atua na intersecção entre políticas afirmativas, educação especial e formação docente para a educação étnico‑racial. Também é integrante da Comissão Organizadora do Fórum Permanente de Educação Inclusiva na UFES. Em 2024, publicou estudo sobre permanência de estudantes negros na UFES, destacando desafios socioeconômicos e racismo institucional.
Profª Drª Viviane Borges Corte é professora associada do Departamento de Ciências Biológicas da UFES e pós-doutora em Educação em Ciências pela University of Cape Town. Coordena o LABPOP, focado em formação de professores e popularização da ciência. É docente nos programas de pós-graduação em Biologia Vegetal e Ensino de Biologia, além de integrar a diretoria da Rede Pop Ciência. Também coordena o PIBID e curadora exposições de arte e ciência.
Prof. Dr. Alexandro Braga Vieira é professor adjunto da UFES no Departamento de Educação, Política e Sociedade. Doutor em Educação, sua pesquisa foca em Educação Especial, inclusão escolar e formação docente. Coordena o Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Educação da UFES. Atua em políticas educacionais e currículo.
Prof.ª Dr.ª Aissa Afonso Guimarães é professora associada da UFES e pesquisadora do NEAB. Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ, sua pesquisa foca no patrimônio cultural imaterial e nas artes afro-brasileiras. Atua na área de artes visuais e música, com ênfase nas manifestações culturais afro-brasileiras. É subchefe do Departamento de Teoria da Arte e Música do Centro de Artes da UFES.
Clair da Cunha Moura Junior é mestre em Artes e especialista em Gestão do Patrimônio Cultural Imaterial. Atua em valorização do patrimônio afro-brasileiro, especialmente jongo e caxambu. É empreendedor cultural e orienta trabalhos acadêmicos na UFES. Também participa de comissões culturais no Espírito Santo.
Profª Drª Cleyde Amorim é professora associada da UFES, doutora em Antropologia Social pela USP. Pesquisa identidades étnico-raciais, práticas culturais afro-brasileiras e educação antirracista. Coordena grupo de pesquisa sobre inclusão e relações étnico-raciais. Atua na formação docente e na implementação da Lei 10.639/2003.
Dra. Luzineide Miranda Borges Doutora em Educação pela UERJ, atua como professora na UESC e lidera o grupo de pesquisa Ciberxirè. Tem ampla experiência na Educação Básica e Superior, com foco em cibercultura, educação antirracista e religiosidades afro. Foi consultora em tecnologia educacional e formadora na Bahia. Atualmente é diretora no Ministério da Igualdade Racial.
Wagner dos Santos é professor associado do Departamento de Educação, Política e Sociedade (DEPS) da UFES, com doutorado em Educação. Pesquisa avaliação educacional, currículo e políticas educacionais. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (2020-2024). Atua também na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFES.
David G. Stanton, PhD é pesquisador em Política Educacional na University of Minnesota, com foco em educação bilíngue, políticas linguísticas e liderança. Formado em Drama (Stanford), possui mestrado em Administração Teatral (Northwestern) e mestrado e doutorado em Política Educacional e Liderança (Minnesota).